Lançado em fevereiro de 2024 pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), o SEI Cidades SP.GOV.BR -- maior projeto de integração tecnológica do país -- atingiu a adesão de 460 municípios no Estado de São Paulo.
Operacionalizado pela Prodesp -- empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo --, o programa é uma das ações para a transformação digital em curso no Estado e nos 645 municípios paulistas através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Como plataforma de gestão digital de processos entre diferentes esferas de governo, o SEI Cidades SP.GOV.BR promove a modernização do setor público, combate a burocracia e melhora a eficiência e a transparência dos serviços oferecidos à população, reduzindo o uso de papel.
Totalmente gratuita, a ferramenta pode ser adquirida pelas prefeituras em poucos minutos, de forma simples e prática, por meio de documento eletrônico assinado via Sistema Eletrônico de Informações.
Desde que o SEI Cidades passou a ser utilizado nos processos administrativos estaduais, em março do ano passado, já existem 255,5 mil usuários habilitados e cerca de 6 milhões de processos e documentos administrativos tramitados apenas entre os órgãos e autarquias do governo estadual.
Histórico do SEI
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e adotado pelo Governo de SP desde o ano passado. Em 21 de fevereiro de 2024, o Governo paulista, por meio da SGGD, assinou parceria com o TRF-4 para o SEI Cidades SP.GOV.BR.
Em 28 de fevereiro, a SGGD lançou o SEI Cidades SP.GOV.BR na Prodesp e iniciou as adesões a municípios do Estado.
Após a adesão, a Prodesp opera na manutenção e sustentação do sistema para as cidades.