O governo de São Paulo lançou há um mês a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), um documento que tem como objetivo facilitar a identificação da pessoa com TEA, proporcionando maior rapidez em serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Desde então, mais de 4 mil solicitações foram recebidas pelo governo paulista.
No dia 2 de abril, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo e durante o lançamento da carteirinha, o governador Tarcísio e Freitas se comprometeu a criar políticas públicas para a área.
Para obter a carteirinha, é necessário apresentar o laudo médico e acessar o site ciptea.sp.gov.br. Lá, é feito o cadastro com dados pessoais e apresentado o laudo médico e uma foto. A Secretaria avalia e, após aprovado, o pedido permite o download do documento oficial para impressão em casa. A Ciptea tem validade de cinco anos, mas a família deve manter atualizados os dados cadastrais e, ao ser renovada, o número de identificação deve ser mantido.
Confira o passo a passo:
Pedido online
Para obter a identificação, o interessado deve acessar o portal Ciptea (https://ciptea.sp.gov.br), fazer um cadastro com dados pessoais e apresentar o laudo médico e uma foto. Uma equipe especializada irá receber e avaliar a solicitação. Após aprovado, o pedido permitirá que o usuário faça o download do documento oficial para impressão em casa.
Caso não seja possível a emissão em casa, o Poupatempo do Canindé está oferecendo o serviço presencial (Av. Cruzeiro do Sul, 1.100, dentro do Shopping D). O processo é validado pelo atendente, e com cerca de 10 min de atendimento já é possível sair com a nova identificação em mãos.