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Estado de São Paulo dá mais um passo rumo à transformação digital

29/11/2023
Foto ilustrativa

Além de eliminar definitivamente o uso de papel, novo sistema vai agilizar a tramitação de processos administrativos nas esferas municipal, estadual e federal.

Após a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações – SEI! que iniciou com cinco órgãos da administração direta, a partir desta sexta-feira (12), outros 23 órgãos estaduais passarão a integrar o sistema de gestão eletrônica de processos e documentos administrativos. A expectativa é de que até o dia 30/06, os 82 órgãos estaduais, incluindo os 28 citados, estejam integrados ao novo sistema

Capacitação
O Estado de São Paulo vem se preparando para essa nova fase desde 22/03, quando realizou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica junto ao TRF4 para aquisição do código fonte do sistema, e assim poder realizar as adaptações necessárias para o Estado. Foram desenvolvidos diversos treinamentos presenciais e online a todos os servidores e colaboradores da administração direta estadual, e a partir de hoje, todas as Secretarias da Administração Direta passa a tramitar documentos e processos administrativos pelo novo sistema eletrônico.

“Com a digitalização e tramitação de todos os documentos e processos administrativos, os órgãos públicos estaduais têm ganhos de produtividade e o Governo de São Paulo tem ganho de transparência, rapidez, precisão e qualidade nos serviços prestados. Isso torna o Estado mais ágil, menos burocrático fazendo com que todos saiam ganhando, governo e cidadãos”, afirmou Caio Paes de Andrade, secretário de Gestão e Governo Digital.

Gestão de acesso ao SEI!
A gestão de documentos do SEI! atenderá a Lei de Acesso à Informação (LAI), e, para os servidores, haverá uma hierarquização de acesso aos documentos, garantindo total segurança e proteção às informações tramitadas.

Para o cidadão paulista, o SEI! chegará para modernizar e facilitar o acesso aos órgãos do governo. De maneira simples e ágil, em um segundo momento, será possível realizar um protocolo em qualquer órgão de forma 100% digital, além de acompanhar o andamento de processos remotamente sem a necessidade de deslocamento aos órgãos públicos.

“Em um futuro bem próximo estaremos abrindo o SEI! para o cidadão, gerando economia de tempo, papel e número de servidores alocados ao atendimento, o que se refletirá em uma economia muito grande para o Estado e uma comodidade para o cidadão” completa Fábio Williams, líder do projeto na Secretaria de Gestão e Governo Digital.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI! funciona completamente pela internet e pode ser acessado pelos principais navegadores do mercado, assim como por tablets e smartphones, por meio dos sistemas Windows, Linux, IOS e Android.

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TDV, do Governo de SP, é finalista em premiação internacional de inovação no setor público

Desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), serviço digital do Detran-SP concorre na categoria Américas, com projetos de todo o continente

27/08/2024
Foto ilustrativa

Vista geral da sede da SGGD e da Prodesp, em Taboão da Serra (SP)

Depois de conquistar um prêmio no maior evento de inovação e agilidade no setor público do país, o Agile Trends GOV 2024, a Transferência Digital de Veículos (TDV) é agora finalista de uma premiação internacional, a Gartner Eye on Innovation Awards for Government (Gartner de olho na inovação entre os governos, em tradução livre), promovida pela consultoria Gartner. O anúncio dos vencedores está previsto para outubro. Neste ano, a competição teve número recorde de inscritos, segundo a empresa. A escolha será feita por um júri composto por especialistas ligados à consultoria.

Dedicada a destacar iniciativas de inovação na esfera pública pelo mundo, pelo uso de dados ou novas tecnologias, a premiação conta com categorias não por tipo de serviço, mas por região. O serviço digital do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), operacionalizado pela Prodesp, empresa de tecnologia do governo paulista, concorre no segmento Américas, com projetos de todo o continente. Os outros segmentos são EMEA, sigla em inglês para Europa, Oriente Médio e África, e APAC, abreviação de Asia Pacific (o continente asiático).

Criada para facilitar a vida do cidadão, a TDV se tornou pioneira no país em março, quando foi lançada para todo o estado de São Paulo pelo aplicativo do Poupatempo SP.GOV.BR. Por automatizar com reconhecimento facial, assinatura digital e pagamento via pix, reduziu o prazo para poucos minutos – em alguns casos, apenas segundos. Antes, este processo demandava dias para a obtenção do documento.

‘Agilidade e praticidade’
No mesmo mês do lançamento, a empresária Kellen Cristina, 40, aproveitou a hora do almoço para ir até o estacionamento de um mercado em Piracicaba, sua cidade e ter acesso à nova praticidade. Ali, encontrou outro morador do município, que havia posto à venda um carro que era o seu sonho de consumo. Em 21 segundos, eles fizeram a transferência de propriedade, e Kellen saiu do mercado de carro novo. “Não deu tempo nem de ativar o seguro. Foi muito rápido. Impressionante”, disse a empresária.

Além da velocidade, prescindir de um intermediário foi o que mais agradou ao analista Julio Nietto. “Custo muito menor, com mais facilidade e com orientações seguras, porque vindas diretamente de um órgão oficial, o Detran-SP. Nem se compara em termos de tranquilidade”, diz. No caso de Julio, a transferência digital foi feita numa segunda-feira à tarde, da própria casa. “Fiz o processo todo sem sair de casa. Primeiro, informei a venda digital online, pelo aplicativo, ao comprador, que recebeu um aviso na tela do celular. A seguir, surgiram orientações para ambas as partes, solicitando a assinatura digital de compra e venda dos dois”, lembrou. “Um processo sem burocracia.”

Com a boa avaliação que tem recebido por parte do público, a TDV paulista já despertou o interesse de outros estados do país, que pediram o compartilhamento de informações e de experiências para iniciar a implementação da solução ou aprimorar serviços já existentes, melhorando a vida de outros cidadãos brasileiros.

Além da Gartner e do prêmio Agilidade Brasil, do Agile Trends GOV 2024, o bom desempenho do serviço já chamou a atenção de outra premiação, o Troféu HDI 2024, da qual a TDV foi finalista na categoria Iniciativa de TI ao Cidadão. A cerimônia de premiação aconteceu durante o Expogov Brasília 2024, evento de serviços de TI com foco no setor público, no início de junho.

Transformação digital em SP
Órgão central do Governo de SP, a Secretaria de Gestão e Governo Digital desenvolve soluções e práticas para tornar cada vez mais ágeis, digitais e transparentes a prestação dos serviços públicos. Seu principal objetivo é simplificar a vida do cidadão e dos servidores públicos e desburocratizar o Governo do Estado de São Paulo.

A pasta tem três pilares transversais: elaborar as regras centrais do Governo estadual em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Internamente, a SGGD comanda ainda cinco órgãos públicos (Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom) e administra o Patrimônio e o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

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