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Poupatempo Digital agora também é GOV.BR

29/11/2023
Foto ilustrativa

A partir desta sexta-feira (30/06/23), o aplicativo Poupatempo Digital passa a utilizar a plataforma GOV.BR. O Governo do Estado de São Paulo conta com uma novidade: o acesso ao aplicativo Poupatempo Digital será feito com autenticação da plataforma GOV.BR. Essa atualização simplifica o acesso aos serviços públicos oferecidos pelo Poupatempo, possibilitando aos usuários uma experiência […]

 

A partir desta sexta-feira (30), o aplicativo Poupatempo Digital passa a utilizar a plataforma GOV.BR.

 

O Governo do Estado de São Paulo conta com uma novidade: o acesso ao aplicativo Poupatempo Digital será feito com autenticação da plataforma GOV.BR. Essa atualização simplifica o acesso aos serviços públicos oferecidos pelo Poupatempo, possibilitando aos usuários uma experiência mais simples e eficiente.

 

Sob o comando da Secretaria de Gestão e Governo Digital e operacionalizada pela Prodesp, a implementação do login único tornará a autenticação e usabilidade no acesso aos serviços públicos disponibilizados pelo app do Governo de SP mais ágil, universal e simplificada.

 

A conta GOV.BR é uma identificação única entre governo e cidadão que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais.

 

Facilidade e conveniência para milhões de usuários

 

Hoje o Poupatempo Digital é um dos principais aplicativos para acessos a mais de 240 serviços e os benefícios que o cidadão paulistano pode acessar. O recurso totalmente online favorece o uso simultâneo de um expressivo número de usuários e solicitações recebidas regularmente.

 

Atualmente, mais de 4 milhões de dispositivos utilizam o aplicativo, com mais de 300 mil solicitações registradas a cada semana. A estimativa é que com o novo login aumente para cerca de 800 mil acessos por mês.

 

“A missão da transformação digital é conectar Estado e cidadão com soluções digitais inovadoras capazes de trazer segurança para o ambiente online. A adesão do Poupatempo digital a plataforma GOV.BR representa mais um passo para a modernização administrativa e combate a burocracia no estado de São Paulo”, afirma Caio Paes de Andrade, Secretário de Gestão e Governo Digital.

 

 

Principais serviços

 

Atualmente, o Poupatempo Digital possui um leque extenso de serviços disponíveis, entre eles; renovação da CNH, 2a. via CNH, carteirinha Covid19, licenciamento de veículo, consulta do IPVA, consulta de pontos, saldo da Nota Fiscal Paulista, situação eleitoral, dívida ativa PGE dentre outros da CDHU, Sabesp etc.

 

O cadastro à plataforma federal, no site (https://acesso.gov.br/) ou pelo aplicativo é totalmente gratuito e feito por qualquer pessoa que tenha CPF.

 

FONTE:ASCOM/SGGD – sex, 30/06/2023

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TDV, do Governo de SP, é finalista em premiação internacional de inovação no setor público

Desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), serviço digital do Detran-SP concorre na categoria Américas, com projetos de todo o continente

27/08/2024
Foto ilustrativa

Vista geral da sede da SGGD e da Prodesp, em Taboão da Serra (SP)

Depois de conquistar um prêmio no maior evento de inovação e agilidade no setor público do país, o Agile Trends GOV 2024, a Transferência Digital de Veículos (TDV) é agora finalista de uma premiação internacional, a Gartner Eye on Innovation Awards for Government (Gartner de olho na inovação entre os governos, em tradução livre), promovida pela consultoria Gartner. O anúncio dos vencedores está previsto para outubro. Neste ano, a competição teve número recorde de inscritos, segundo a empresa. A escolha será feita por um júri composto por especialistas ligados à consultoria.

Dedicada a destacar iniciativas de inovação na esfera pública pelo mundo, pelo uso de dados ou novas tecnologias, a premiação conta com categorias não por tipo de serviço, mas por região. O serviço digital do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), operacionalizado pela Prodesp, empresa de tecnologia do governo paulista, concorre no segmento Américas, com projetos de todo o continente. Os outros segmentos são EMEA, sigla em inglês para Europa, Oriente Médio e África, e APAC, abreviação de Asia Pacific (o continente asiático).

Criada para facilitar a vida do cidadão, a TDV se tornou pioneira no país em março, quando foi lançada para todo o estado de São Paulo pelo aplicativo do Poupatempo SP.GOV.BR. Por automatizar com reconhecimento facial, assinatura digital e pagamento via pix, reduziu o prazo para poucos minutos – em alguns casos, apenas segundos. Antes, este processo demandava dias para a obtenção do documento.

‘Agilidade e praticidade’
No mesmo mês do lançamento, a empresária Kellen Cristina, 40, aproveitou a hora do almoço para ir até o estacionamento de um mercado em Piracicaba, sua cidade e ter acesso à nova praticidade. Ali, encontrou outro morador do município, que havia posto à venda um carro que era o seu sonho de consumo. Em 21 segundos, eles fizeram a transferência de propriedade, e Kellen saiu do mercado de carro novo. “Não deu tempo nem de ativar o seguro. Foi muito rápido. Impressionante”, disse a empresária.

Além da velocidade, prescindir de um intermediário foi o que mais agradou ao analista Julio Nietto. “Custo muito menor, com mais facilidade e com orientações seguras, porque vindas diretamente de um órgão oficial, o Detran-SP. Nem se compara em termos de tranquilidade”, diz. No caso de Julio, a transferência digital foi feita numa segunda-feira à tarde, da própria casa. “Fiz o processo todo sem sair de casa. Primeiro, informei a venda digital online, pelo aplicativo, ao comprador, que recebeu um aviso na tela do celular. A seguir, surgiram orientações para ambas as partes, solicitando a assinatura digital de compra e venda dos dois”, lembrou. “Um processo sem burocracia.”

Com a boa avaliação que tem recebido por parte do público, a TDV paulista já despertou o interesse de outros estados do país, que pediram o compartilhamento de informações e de experiências para iniciar a implementação da solução ou aprimorar serviços já existentes, melhorando a vida de outros cidadãos brasileiros.

Além da Gartner e do prêmio Agilidade Brasil, do Agile Trends GOV 2024, o bom desempenho do serviço já chamou a atenção de outra premiação, o Troféu HDI 2024, da qual a TDV foi finalista na categoria Iniciativa de TI ao Cidadão. A cerimônia de premiação aconteceu durante o Expogov Brasília 2024, evento de serviços de TI com foco no setor público, no início de junho.

Transformação digital em SP
Órgão central do Governo de SP, a Secretaria de Gestão e Governo Digital desenvolve soluções e práticas para tornar cada vez mais ágeis, digitais e transparentes a prestação dos serviços públicos. Seu principal objetivo é simplificar a vida do cidadão e dos servidores públicos e desburocratizar o Governo do Estado de São Paulo.

A pasta tem três pilares transversais: elaborar as regras centrais do Governo estadual em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Internamente, a SGGD comanda ainda cinco órgãos públicos (Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom) e administra o Patrimônio e o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

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