SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039RRC06Q3RUER838C3
Z7_086423G039RRC06Q3RUER838S1

Desafios do tratamento de documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura foi tema de seminário da Revista do Arquivo Público SP

29/11/2023
Foto ilustrativa

O evento de terça-feira também marcou o lançamento das novas plataformas on-line da publicação

Na terça-feira (10), o Arquivo Público do Estado realizou o seminário “Documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura: desafios do tratamento arquivístico”. Esse foi o tema da Revista do Arquivo nº 15, lançado no evento, junto com as novas plataformas da revista on-line. O seminário ocorreu das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, no auditório do Arquivo e com transmissão simultânea pelo YouTube: youtube.com/arquivopublicosp

O coordenador da APESP, Thiago Nicodemo, diretores e editores apresentaram as novas plataformas da Revista do Arquivo, que passaram a ser hospedadas na plataforma WordPress, para agilizar e dinamizar a produção das edições. Outra foi a adoção da plataforma Open Journal Systems (OJS), especificamente para a seção de novidades de artigos científicos. A utilização do OJS garantiu uma relação ética e transparente entre editores, autores e pareceristas.

Editada desde 2015, a Revista do Arquivo passou a receber os artigos científicos e conteúdos editoriais das coleções em fluxo contínuo, permitindo que fossem publicados conforme fossem produzidos e aprovados, tornando a revista mais dinâmica.

Ainda na parte da manhã, o seminário teve apresentações dos articulistas da edição, cujo foco foi o tratamento arquivístico de documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura. A roda de conversa foi mediada pelas editoras convidadas Monica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro, e Noemi Andreza da Penha, diretora técnica do Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico da APESP.

À tarde, as editoras mediaram o debate sobre “Gestão, preservação e difusão de documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura”, com a presença de Paulo Batista, secretário da Comissão Executiva da Seção de Arquivos de Arquitetura do Conselho Internacional de Arquivos; Thiago Vieira, coordenador geral de processamento técnico e preservação do Arquivo Nacional; Andrés Passaro, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU/UFRJ; Claudio Muniz Viana, arquivista do Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU/UFRJ, e Alcília Afonso de Albuquerque, coordenadora do Comitê Nacional de Documentos do Icomos Brasil e Coordenadora Executiva do Docomomo Brasil.

Link para a programação completa, inscrições e emissão de certificados: www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos

Serviço:

SEMINÁRIO: DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS, DE ENGENHARIA E ARQUITETURA: DESAFIOS DO TRATAMENTO ARQUIVÍSTICO
Lançamento da Edição nº 15 e das novas plataformas da Revista do Arquivo.

Data: 10/10/2023
Horário: 10h00 às 16h00
Evento híbrido
Local: Auditório APESP – Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana (ao lado do metrô Portuguesa-Tietê).
Transmissão: youtube.com/arquivopublicosp
Link para inscrições e emissão de certificados: www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos

Z7_086423G03HVND06HTCK641GDN4

TDV, do Governo de SP, é finalista em premiação internacional de inovação no setor público

Desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), serviço digital do Detran-SP concorre na categoria Américas, com projetos de todo o continente

27/08/2024
Foto ilustrativa

Vista geral da sede da SGGD e da Prodesp, em Taboão da Serra (SP)

Depois de conquistar um prêmio no maior evento de inovação e agilidade no setor público do país, o Agile Trends GOV 2024, a Transferência Digital de Veículos (TDV) é agora finalista de uma premiação internacional, a Gartner Eye on Innovation Awards for Government (Gartner de olho na inovação entre os governos, em tradução livre), promovida pela consultoria Gartner. O anúncio dos vencedores está previsto para outubro. Neste ano, a competição teve número recorde de inscritos, segundo a empresa. A escolha será feita por um júri composto por especialistas ligados à consultoria.

Dedicada a destacar iniciativas de inovação na esfera pública pelo mundo, pelo uso de dados ou novas tecnologias, a premiação conta com categorias não por tipo de serviço, mas por região. O serviço digital do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), operacionalizado pela Prodesp, empresa de tecnologia do governo paulista, concorre no segmento Américas, com projetos de todo o continente. Os outros segmentos são EMEA, sigla em inglês para Europa, Oriente Médio e África, e APAC, abreviação de Asia Pacific (o continente asiático).

Criada para facilitar a vida do cidadão, a TDV se tornou pioneira no país em março, quando foi lançada para todo o estado de São Paulo pelo aplicativo do Poupatempo SP.GOV.BR. Por automatizar com reconhecimento facial, assinatura digital e pagamento via pix, reduziu o prazo para poucos minutos – em alguns casos, apenas segundos. Antes, este processo demandava dias para a obtenção do documento.

‘Agilidade e praticidade’
No mesmo mês do lançamento, a empresária Kellen Cristina, 40, aproveitou a hora do almoço para ir até o estacionamento de um mercado em Piracicaba, sua cidade e ter acesso à nova praticidade. Ali, encontrou outro morador do município, que havia posto à venda um carro que era o seu sonho de consumo. Em 21 segundos, eles fizeram a transferência de propriedade, e Kellen saiu do mercado de carro novo. “Não deu tempo nem de ativar o seguro. Foi muito rápido. Impressionante”, disse a empresária.

Além da velocidade, prescindir de um intermediário foi o que mais agradou ao analista Julio Nietto. “Custo muito menor, com mais facilidade e com orientações seguras, porque vindas diretamente de um órgão oficial, o Detran-SP. Nem se compara em termos de tranquilidade”, diz. No caso de Julio, a transferência digital foi feita numa segunda-feira à tarde, da própria casa. “Fiz o processo todo sem sair de casa. Primeiro, informei a venda digital online, pelo aplicativo, ao comprador, que recebeu um aviso na tela do celular. A seguir, surgiram orientações para ambas as partes, solicitando a assinatura digital de compra e venda dos dois”, lembrou. “Um processo sem burocracia.”

Com a boa avaliação que tem recebido por parte do público, a TDV paulista já despertou o interesse de outros estados do país, que pediram o compartilhamento de informações e de experiências para iniciar a implementação da solução ou aprimorar serviços já existentes, melhorando a vida de outros cidadãos brasileiros.

Além da Gartner e do prêmio Agilidade Brasil, do Agile Trends GOV 2024, o bom desempenho do serviço já chamou a atenção de outra premiação, o Troféu HDI 2024, da qual a TDV foi finalista na categoria Iniciativa de TI ao Cidadão. A cerimônia de premiação aconteceu durante o Expogov Brasília 2024, evento de serviços de TI com foco no setor público, no início de junho.

Transformação digital em SP
Órgão central do Governo de SP, a Secretaria de Gestão e Governo Digital desenvolve soluções e práticas para tornar cada vez mais ágeis, digitais e transparentes a prestação dos serviços públicos. Seu principal objetivo é simplificar a vida do cidadão e dos servidores públicos e desburocratizar o Governo do Estado de São Paulo.

A pasta tem três pilares transversais: elaborar as regras centrais do Governo estadual em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Internamente, a SGGD comanda ainda cinco órgãos públicos (Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom) e administra o Patrimônio e o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Complementary Content
${loading}