A Transferência Digital de Veículos (TDV) obteve mais uma marca nesta terça-feira no Agile Trends GOV 2024, o maior evento de inovação e agilidade voltado para o setor público no país. Desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), o serviço do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) levou o segundo prêmio na categoria Órgãos Estaduais, da premiação Agilidade Brasil. Ao todo, 200 cases de todo o Brasil disputaram prêmios nas quatro categorias da competição: Empresas Públicas, Órgãos Federais, Órgãos Municipais e, claro, Órgãos Públicos.
Lançada em março no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, a TDV elimina burocracias e reduz de dias para questão de minutos a transferência de propriedade de veículos no estado. Já houve registros de casos em que a transferência de propriedade de veículos entre duas pessoas foi feita em apenas 19 segundos. O bom desempenho do serviço já chamou a atenção de outra premiação, o Troféu HDI 2024, da qual a TDV foi finalista na categoria Iniciativa de TI ao Cidadão.
Inédita no país, a TDV está disponível para ser expandida para outros órgãos de trânsito de todo o Brasil. O Detran-SP, órgão vinculado à SGGD, tem sido procurado por pares de outros estados interessados em adquirir a tecnologia ou mesmo aprender com as suas soluções.
O projeto traz inúmeros benefícios, pois permite que o processo seja concluído em cerca de cinco minutos através do aplicativo, já que conta com autenticidade digital. Além disso, o pagamento da taxa de transferência e de débitos pendentes pode ser via PIX, garantindo segurança e praticidade.
Transformação digital em SP
Órgão central do Governo de SP, a Secretaria de Gestão e Governo Digital desenvolve soluções e práticas para tornar cada vez mais ágeis, digitais e transparentes a prestação dos serviços públicos. Seu principal objetivo é simplificar a vida do cidadão e dos servidores públicos e desburocratizar o Governo do Estado de São Paulo.
A pasta tem três pilares transversais: elaborar as regras centrais do Governo estadual em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Internamente, a SGGD comanda ainda cinco órgãos públicos (Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom) e administra o Patrimônio e o Arquivo Público do Estado de São Paulo.