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Governo de SP lança identificação veicular para criar empatia no trânsito: ‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’

Idealizado pelas secretarias de Gestão e Governo Digital e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, documento poderá ser impresso pelo próprio usuário através do portal da CipTEA e colocado no vidro traseiro do carro

02/04/2024
Foto ilustrativa

O secretário Caio Paes de Andrade e o governador Tarcísio de Freitas no lançamento da TDV, em março

Por meio das secretarias de Gestão e Governo Digital (SGGD) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), o Governo de São Paulo lançou nesta terça-feira, 2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo –, uma campanha educativa para sensibilizar motoristas para que não buzinem ao visualizar veículos com a identificação no vidro traseiro com a frase “Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine”.

A ferramenta foi desenvolvida por equipes da SGGD e Prodesp, com apoio do Detran-SP, e permite agora que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham identificação veicular, atendendo à Lei Estadual 17.889/2024. A medida vai beneficiar, inicialmente, as mais de 45 mil pessoas autistas já cadastradas pelo Governo paulista.

Por meio do portal da CipTEA (https://ciptea.sp.gov.br/), onde já são feitos os pedidos para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), os usuários poderão cadastrar seus veículos para obtenção da identificação veicular. O procedimento é simples e fácil. Após entrar na área logada do site, basta clicar em “Cadastro de Veículo” e inserir a placa e Renavam. 

“A transformação digital em implantação no Estado tem também este nobre objetivo de sensibilizar os motoristas no trânsito diante de veículos com pessoas com autismo”, disse o secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.

Hoje, São Paulo possui 45 mil carteirinhas da CipTEA emitidas. Os usuários desses documentos já poderão baixar e imprimir, quando e onde quiserem a credencial veicular. A medida também vale para os novos pedidos, mediante validação dos cadastros das placas. 

O evento de lançamento foi no Memorial da América Latina com a presença do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, do secretário Marcos da Costa (dos Direitos da Pessoa com Deficiência), do vice-presidente do Detran, José Hott, de deputadas e outras autoridades e do subsecretário de Governo Digital, Thiago Waltz, que representou Caio.

"Eu não vim pra cá por conta do TEA, mas eu me tornei parte desse processo com a chegada do meu sobrinho. Ele foi inspiração para boa parte desses passos que fizemos aqui juntos. Posso garantir pra vocês que, do Governo Digital, não vão faltar esforços para entregar todos os produtos que possam melhorar a vida do cidadão autista no estado de São Paulo", afirmou Thiago Waltz no evento.

Lançada há um ano, a CipTea facilita a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, além de auxiliar na garantia dos direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.
 
O acesso ao portal CipTEA, criado pela Prodesp, é feito pela plataforma GOV.BR, que além de possuir identificação única, oferece os serviços disponibilizados pelo governo estadual. Em um ano, foram cerca de 60 mil cadastros efetuados.

- Saiba como ter acesso à identificação veicular para pessoas com TEA https://ciptea.sp.gov.br/

Transformação digital
A Secretaria de Gestão e Governo Digital é o órgão central do Governo de SP que desenvolve soluções e práticas para tornar cada vez mais ágeis, digitais e transparentes a prestação dos serviços públicos. Seu principal objetivo é simplificar a vida do cidadão e dos servidores públicos e desburocratizar o Governo do Estado de São Paulo.
A pasta foi criada em 2023 com três pilares transversais: elaborar as regras centrais do Governo estadual em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Internamente, a SGGD comanda ainda cinco órgãos públicos (Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom) e administra o Patrimônio e o Arquivo Públicos do Estado de São Paulo.

Uma das ações recentes da SGGD é a viabilização da Transferência Digital de Veículo (TDV), operação em parceria com Detran e Prodesp que faz de São Paulo o primeiro Estado a oferecer o serviço 100% digital, inclusive com pagamento através de PIX.

 

Subsecretário de governo digital, Thiago Waltz (à esq.), o vice-governador Felicio Ramuth, o vice-presidente do Detran José Hott e o secretário Marcos da Costa.

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TDV, do Governo de SP, é finalista em premiação internacional de inovação no setor público

Desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), serviço digital do Detran-SP concorre na categoria Américas, com projetos de todo o continente

27/08/2024
Foto ilustrativa

Vista geral da sede da SGGD e da Prodesp, em Taboão da Serra (SP)

Depois de conquistar um prêmio no maior evento de inovação e agilidade no setor público do país, o Agile Trends GOV 2024, a Transferência Digital de Veículos (TDV) é agora finalista de uma premiação internacional, a Gartner Eye on Innovation Awards for Government (Gartner de olho na inovação entre os governos, em tradução livre), promovida pela consultoria Gartner. O anúncio dos vencedores está previsto para outubro. Neste ano, a competição teve número recorde de inscritos, segundo a empresa. A escolha será feita por um júri composto por especialistas ligados à consultoria.

Dedicada a destacar iniciativas de inovação na esfera pública pelo mundo, pelo uso de dados ou novas tecnologias, a premiação conta com categorias não por tipo de serviço, mas por região. O serviço digital do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), operacionalizado pela Prodesp, empresa de tecnologia do governo paulista, concorre no segmento Américas, com projetos de todo o continente. Os outros segmentos são EMEA, sigla em inglês para Europa, Oriente Médio e África, e APAC, abreviação de Asia Pacific (o continente asiático).

Criada para facilitar a vida do cidadão, a TDV se tornou pioneira no país em março, quando foi lançada para todo o estado de São Paulo pelo aplicativo do Poupatempo SP.GOV.BR. Por automatizar com reconhecimento facial, assinatura digital e pagamento via pix, reduziu o prazo para poucos minutos – em alguns casos, apenas segundos. Antes, este processo demandava dias para a obtenção do documento.

‘Agilidade e praticidade’
No mesmo mês do lançamento, a empresária Kellen Cristina, 40, aproveitou a hora do almoço para ir até o estacionamento de um mercado em Piracicaba, sua cidade e ter acesso à nova praticidade. Ali, encontrou outro morador do município, que havia posto à venda um carro que era o seu sonho de consumo. Em 21 segundos, eles fizeram a transferência de propriedade, e Kellen saiu do mercado de carro novo. “Não deu tempo nem de ativar o seguro. Foi muito rápido. Impressionante”, disse a empresária.

Além da velocidade, prescindir de um intermediário foi o que mais agradou ao analista Julio Nietto. “Custo muito menor, com mais facilidade e com orientações seguras, porque vindas diretamente de um órgão oficial, o Detran-SP. Nem se compara em termos de tranquilidade”, diz. No caso de Julio, a transferência digital foi feita numa segunda-feira à tarde, da própria casa. “Fiz o processo todo sem sair de casa. Primeiro, informei a venda digital online, pelo aplicativo, ao comprador, que recebeu um aviso na tela do celular. A seguir, surgiram orientações para ambas as partes, solicitando a assinatura digital de compra e venda dos dois”, lembrou. “Um processo sem burocracia.”

Com a boa avaliação que tem recebido por parte do público, a TDV paulista já despertou o interesse de outros estados do país, que pediram o compartilhamento de informações e de experiências para iniciar a implementação da solução ou aprimorar serviços já existentes, melhorando a vida de outros cidadãos brasileiros.

Além da Gartner e do prêmio Agilidade Brasil, do Agile Trends GOV 2024, o bom desempenho do serviço já chamou a atenção de outra premiação, o Troféu HDI 2024, da qual a TDV foi finalista na categoria Iniciativa de TI ao Cidadão. A cerimônia de premiação aconteceu durante o Expogov Brasília 2024, evento de serviços de TI com foco no setor público, no início de junho.

Transformação digital em SP
Órgão central do Governo de SP, a Secretaria de Gestão e Governo Digital desenvolve soluções e práticas para tornar cada vez mais ágeis, digitais e transparentes a prestação dos serviços públicos. Seu principal objetivo é simplificar a vida do cidadão e dos servidores públicos e desburocratizar o Governo do Estado de São Paulo.

A pasta tem três pilares transversais: elaborar as regras centrais do Governo estadual em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Internamente, a SGGD comanda ainda cinco órgãos públicos (Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom) e administra o Patrimônio e o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

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