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Subsecretário de Governo Digital

Joao Rodrigues

Executivo de TI no setor público com 20 anos de experiência, com foco em transformação digital e segurança cibernética. É advogado, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Segurança da Informação. Servidor Público Federal de carreira (INSS), acumula vivência de 7 anos na área de inteligência e controle interno, tendo, nos últimos 12 anos, ocupado diversos cargos de gestão, desde o atendimento ao cidadão em Agências da Previdência Social até alcançar o posto de Diretor de Tecnologia da Informação (CIO) do órgão. Na autarquia, coordenou projeto de modernização das Centrais de Teleatendimento (135), a criação do primeiro Plano Diretor de Segurança da Informação da entidade, liderou o Comitê Temático de Governança Digital e atuou como Chief Information Security Officer - CISO.

Cedido ao Governo de São Paulo, foi responsável pela organização e implementação da Estratégia de Governo Digital do Estado, onde atualmente comanda a Subsecretaria de Governo Digital, à frente de programas como o Poupatempo SP.GOV.BR, São Paulo Mais Digital (em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID) e o Conselho Estadual de TIC. 

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Competências da Subsecretaria de Governo Digital:

I - desenvolver e implementar políticas direcionadas a:
a) promoção da inclusão digital e ampliação da conectividade;
b) unificação de canais digitais e uniformização de instrumentos;
c) integração e compartilhamento de tecnologias;
d) integração e interoperabilidade de sistemas e bases de dados;
e) inteligência artificial;
f) governança, gestão e análise de dados;
g) segurança cibernética;


II - atuar como Órgão Central do Sistema Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação - SETIC, previsto no Decreto nº 64.601, de 22 de novembro de 2019;


III - coordenar a implementação da Estratégia de Governo Digital, prevista no Decreto nº 67.799, de 13 de julho de 2023, nos órgãos e entidades da Administração Pública estadual;


IV - orientar os trabalhos da Unidade de Gestão do Projeto São Paulo Mais Digital, instituída pelo Decreto n° 68.051, de 31 de outubro de 2023;


V - orientar ações estratégicas e prestar apoio técnico ao Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação - COETIC, ao Comitê Gestor do Sistema Biométrico e ao Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado de São Paulo;


VI - realizar estudos com vista a:
a) formulação de políticas e diretrizes sobre o uso de tecnologia da informação e comunicação, bem como sobre inovação tecnológica e governança de dados, informação e comunicação;
b) fixação de diretrizes gerais e estratégicas, modelos, normas, padrões técnicos e operacionais de tecnologia da informação e comunicação e de governança de dados e informações, inclusive com relação:
1. à implementação de soluções integradas e padrões em tecnologia da informação e comunicação;
2. ao controle orçamentário centralizado de TIC no âmbito do SETIC;
3. aos padrões de segurança de dados e informações no âmbito da tecnologia da informação e comunicação e da governança de dados e informações;
4. aos padrões de armazenamento de dados;
5. à conformidade operacional dos recursos de tecnologia da informação;
6. à promoção da integração de "data centers" do Governo do Estado;


VII - monitorar, do ponto de vista tecnológico, as atividades de governança de dados, assegurando o cumprimento das políticas relativas à gestão do repositório eletrônico de dados e informações, bem como seu compartilhamento, especialmente com relação:
a) à aplicação e observância das diretrizes gerais e estratégicas, modelos, normas, padrões técnicos e operacionais de governança de dados e informações estabelecidos pelo Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado de São Paulo;
b) ao uso de dados e informações em conformidade com as deliberações e atos do Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado de São Paulo;


VIII - interagir com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando ao intercâmbio técnico-cultural e à prospecção de tecnologia da informação e comunicação;


IX - elaborar propostas, para encaminhamento à apreciação do Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado de São Paulo, de normas e padrões que orientem a política de governança de dados e informações dos órgãos e entidades, em especial para a adoção de medidas aderentes às referências nacionais e internacionais de boas práticas;


X - avaliar a prestação dos serviços e os produtos na área de governança de dados e informações, contratados junto a fornecedores;


XI - definir estratégias de aperfeiçoamento e inovação na gestão de dados por meio da Central de Dados do Estado de São Paulo e da Plataforma Única de Acesso;


XII – propor, analisar, planejar, coordenar e gerenciar programas, projetos e ações relacionados às estratégias de tecnologia da informação e comunicação, controle e gestão de riscos, governança de dados e informações, transformação digital, serviços digitais, conectividade e inovação, no âmbito do Governo do Estado de São Paulo;
 

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